As diretorias da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) e da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF) lamentam o falecimento do desembargador aposentado Edson Smaniotto, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).
Natural de Duartina, no interior de São Paulo, ele se formou em Direito pela Faculdade de Direito de Bauru, em 1977. Ingressou no Ministério Público de Goiás como promotor de Justiça em 1978, função que desempenhou até 1983, quando tomou posse como juiz de Direito substituto do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).
Durante sua carreira jurídica, atuou em diversas áreas, incluindo varas de família, cíveis, criminais e de registros públicos. Em 1986, se especializou em Direito Previdenciário e, em 1997, foi promovido ao cargo de desembargador do TJDFT, onde permaneceu até 2010.
Após a aposentadoria, Smaniotto se dedicou à vida acadêmica, lecionando Direito Penal e recentemente, foi homenageado com o título de Cidadão Honorário, uma celebração de sua contribuição para a área jurídica e para a sociedade.
Reconhecido por sua ponderação, segurança e compromisso com a justiça, foi descrito pelo ex-presidente do TJDFT, desembargador Nívio Geraldo Gonçalves, como “um magistrado perfeito, de sólida integridade moral e lucidez”.
O desembargador também atuou como paraninfo em uma solenidade de entrega de carteiras aos novos advogados da OAB/DF, realizada em 2022.
Neste momento difícil e delicado, a OAB/DF e a CAADF se solidarizam e desejam força, coragem e muita união aos familiares e amigos(as).
Diretoria da OAB/DF
Diretoria da CAADF